15/04/2008
Site Agência Estado enviar por email imprimir  
 
Agronegócio: greve eleva custos da safra 2008/09, diz consultora
A greve dos auditores fiscais terá impacto nos custos de produção da safra 2008/09. A avaliação é da especialista em logística e distribuição Elizabeth Chagas, da EC consultoria. “O impacto da greve será sentido nos custos de produção por causa do aumento dos gastos com navios parados. Não haverá perda em produtividade, mas em eficiência”, afirma. Ela calcula que o aumento dos custos será repassado à cadeia produtiva.

A consultora avalia que o setor de fertilizantes é um dos mais afetados pela greve realizada pelos auditores, porque trabalha com volumes muito grandes. Por conta da paralisação iniciada há quase um mês, falta espaço para movimentação de cargas nos portos. “O agronegócio é duplamente onerados porque têm que arcar com um custo de navegação extra, o demourrage (sobrestadia) na entrada e na saída dos navios”, explica a consultora. O Brasil produz apenas 30% da demanda total de fertilizantes, que no ano passado atingiu 24,6 milhões de toneladas.

Apesar de acontecer no primeiro semestre, quando a demanda por fertilizantes costuma ser mais fraca, a paralisação dos auditores afeta o movimento de antecipação de compras realizado neste início de ano. Com o custo mais alto dos insumos, muitos produtores capitalizados optaram por comprar adubo mais cedo na tentativa de se prevenir contra uma nova alta dos preços. Por conta deste movimento, as importações de matéria-prima para a produção de fertilizantes cresceram 28% no primeiro bimestre deste ano. Entretanto, os dados referentes ao trimestre devem apresentar redução no ritmo de importações, já que a greve teve início no final de março.

“O governo precisa ter mão forte e tratar o problema como questão segurança nacional”, afirma a consultora. Segundo ela, seria preciso “um tratamento igualitário para toda a cadeia do agronegócio e não apenas para os produtos perecíveis”, que têm preferência no embarque e desembarque nos casos de greve, por conta do impacto sobre o sistema produtivo.

(Fabíola Gomes)
 
 
Assista vídeo de Entrevista em Destaque
Sobre Elizabeth Chagas...
Apesar de ter sempre transitado em um mundo predominantemente masculino, o da logística e comércio internacional no agronegócio, Elizabeth Chagas atingiu em dezembro de 2007, o patamar máximo neste segmento, como vencedora do “Prêmio As Mulheres Mais Influentes do Brasil”, na categoria de agronegócio, promovido pela Gazeta Mercantil. Em março de 2008foi agraciada com o “IV Prêmio Excelência Mulher” concedido pelo CIESP... [leia mais]
   
Copyright EC Consultoria e Assessoria em Comércio Internacional Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Prodigia Design Digital.


English Português