Caros amigos (as),
Aceitei mais um desafio que irá me dar bastante trabalho, mas esse sempre foi o gás que me faz viver e me motiva a querer sempre mais.
Assumi a Diretoria Executiva da ASBRAM – Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais, juntamente com o novo presidente e velho amigo, Marcos Alberto Mantelato, da empresa Bellmann Nutrição Animal.
Desde os tempos de Presidente da ANDIFOS – Associação Nacional das Indústrias de Fosfatos na Alimentação Animal EU SINTO QUE PODEMOS FAZER UMA AÇÃO COLETIVA, ENVOLVENDO VÁRIOS RAMOS DE NOSSO SEGMENTO para promovermos um crescimento no mercado de alimentação animal e o momento é agora!
Nosso incentivo sempre será termos assistido o crescimento da produtividade de nossas lavouras, quando comparamos com o que acontecia há 10, 20, 30 anos atrás.
O maior rebanho bovino comercial do mundo já é nosso, nossos pecuaristas fizeram a nossa carne chegar aos lugares que antes nunca poderíamos imaginar: Irã, China, Rússia. Mas muito ainda precisa ser feito, e somente juntando, produtores de matérias-primas, de micros, de vitaminas, de ração, de sal mineral, de suplementos minerais, de pequenos a gigantes, para elaborarmos um plano de crescimento juntos, com respaldo de toda a comunidade cientifica e das empresas envolvidas.
O mundo hoje é plural, e com uma grande equipe de cabeças pensantes, saberemos ser possível alcançarmos tamanho objetivo, em curto espaço de tempo. A audácia é grande, mas o mercado esta aí a nossa espera.
Somente 20% do território nacional são dedicados a pecuária e 10% as lavouras. O nosso ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes acredita que com uma pecuária mais técnica, com animais comendo corretamente, poderíamos liberar 50 a 70 milhões de hectares para as nossas lavouras de grãos na próxima década.
É ele também que nos informa que de 1.990 a 2.005 através de dados do IBGE, a nossa produção cresceu 131% e nossa área agriculturável apenas 16% ( passando de 36,8Milhões de Hectares para 43,9 Milhões), tudo isso foi alcançado com a palavrinha mágica: produtividade.
Se quisermos comparar 1990 a 2.009, para termos dados mais atualizados os números serão:
Ano |
Entrega de fertilizantes |
Produção de grãos |
Área Plantada |
1990 |
8.222.474,000 Tons |
58.463.000 Milhões |
36.800 M. de Hectares |
2009 |
22.460.821, 000 Tons |
146.300.000 Milhões |
47,300 M de Hectares |
Nesses 19 anos a produção de grãos cresceu 151% e a área plantada 28%, mas para esse milagre acontecer a entrega de fertilizantes cresceu 173% em igual período.
Infelizmente nossas estatísticas de suplemento animal datam de mais ou menos cinco anos (ASBRAM) e pouco podemos avaliar com essas informações. Tenho certeza que se juntarmos nossas forças e entidades envolvidas conseguiremos fazer uma boa fotografia do setor e sabermos o porquê da estagnação do consumo de suplemento mineral e até decréscimo.
Nossos esforços deverão ser unidos as grandes universidades, centros de pesquisas e ao Governo Federal, pois através deles criaremos ferramentas fundamentais a nossa luta. Queremos animais mais bem alimentados, com genética cada vez melhor e gerando riqueza aos seus proprietários, já que acreditamos ser possível menor uso de área para esses rebanhos (disponibilizando-as para agricultura ) e abates mais rápido (menor tempo na engorda do animal), sem perda de qualidade na carne produzida.
Necessitamos imediatamente de uma EMBRAPA * do boi, da carne, já!
Venha unir-se a nós aqui na ASBRAM em torno desse ideal de fomentarmos corretamente maior uso de alimentação para nossos animais, conscientes que tudo isso deverá acontecer dentro de um país com mentalidade verde, onde nosso maior bem é nossa casa o Planeta Terra.
Nós somos uno, portanto parte desse todo chamado Terra é preservá-la, esse será sempre o nosso dever. Sustentabilidade sim, mas a consciência tem que ser de cuidar de nosso maior bem: o mundo em que vivemos e que viverão nossos descendentes.
Fontes: IBGE, ANDA, PAINEL ASBRAM/TONELLI. EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária !
Elizabeth Chagas |