Após atuar por 30 anos na área de agronegócio e logística, a executiva Elizabeth Chagas, atenta ao desenvolvimento e potencial do agronegócio brasileiro, constatou que até então o pequeno e o médio produtor rural não dispunha de uma consultoria para atender sua demanda nas suas áreas de expertise, a importação, exportação e logística nacional e internacional.
Em julho de 2007, imbuída de suprir esta carência num nicho de mercado de relevância para o agronegócio brasileiro, nasceu a EC Consultoria e Assessoria em Comércio Internacional, na qual Elizabeth Chagas é sócia-diretora.
A EC Consultoria disponibiliza para seus clientes a experiência acumulada de Elizabeth Chagas de 20 anos, tanto na direção de compras nacionais e internacionais, como na logística para fertilizantes na Copas (Companhia Paulista de Fertilizantes); a direção de terminais portuários, do Grupo Rodrimar por 9 anos, e posteriormente, direção da área de suprimentos e logística da Tortuga, empresa do setor de rações.
A EC se distingue no mercado brasileiro por seu foco de atuação que é o pequeno e médio produtor rural. Agora ele pode contar com um planejamento de suas atividades tanto para importação, quanto exportação e logística. Estes serviços estão disponíveis graças às ferramentas de diagnóstico e gestão frente ao mercado onde operam, de modo a anteciparem-se diante das oportunidades, com soluções que visem eficiência, economia de recursos, e maximizem seus resultados.
Até então, tais serviços eram restritos aos grandes produtores, que já possuem estas áreas formalizadas e estruturadas em departamentos de seus empreendimentos.
Segundo a consultora, o mercado do agronegócio há muitos anos não mostrava tendência tão promissora para seu futuro. “Especialmente no Brasil, não é segredo que nossa riqueza está no campo, e dele também os louros de nossa balança comercial. Todos os dias quando a Bolsa de Chicago abre seu pregão, das 10 commodities agrícolas mais negociadas, o Brasil está entre os líderes de quatro ou cinco destas”, justifica.
Por considerar ímpar a posição do Brasil neste cenário, Elizabeth ressalta a importância do pequeno e médio produtor rural estruturarem seus negócios com profissionalismo. Desta forma, a EC Consultoria crê que seus serviços somam esforços na luta por construir um Brasil agrícola cada vez maior e mais competitivo. |