11/05/2010
Site Agência Estado enviar por email imprimir  
 
Boi: Asbram estimulará uso de suplementos para maior produtividade

O setor de suplementos minerais prepara campanha para estimular o uso do insumo e aumentar a produtividade do rebanho brasileiro. A diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), Elizabeth Chagas, que assumiu o cargo no início de maio, conta que a ideia é realizar um trabalho semelhante ao realizado pela indústria nacional de fertilizantes no início dos anos 90.

"Queremos reunir desde pequenas a grandes associações do setor, levantar dados e aumentar a transparência nas informações sobre o rebanho nacional", afirma. Na avaliação da executiva, "já não basta saber que temos 190 milhões de bovinos, é preciso saber quando e quanto estes animais consomem e onde estão os confinamentos". Segundo ela, somente após angariar informações mais detalhadas é que o setor poderá trabalhar com um plano de crescimento da produtividade. Levantamento da Asbram indica que o consumo de suplementos minerais no mercado brasileiro totalizou cerca de 1,8 milhão de toneladas em 2009.

A executiva acredita que a pecuária poderá seguir a mesma trajetória do setor agrícola brasileiro, que registrou aumento expressivo na produtividade depois dos investimentos em adubação do solo. Ela lembra que, no início dos anos 90, a entrega de fertilizantes somava 8,222 milhões de toneladas, a área plantada no Brasil era de 36,8 milhões de hectares e a safra atingia 58,463 milhões de toneladas. No ano passado, a venda do insumo totalizou 22,4 milhões de toneladas, o cultivo ocupou área de 47,3 milhões de hectares e a produção no ciclo 2009/10 saltou para 146,8 milhões de toneladas. "Isso aconteceu por causa do aumento do uso de fertilizantes. Queremos mostrar que também é possível fazer um trabalho semelhante na pecuária", afirma.

Segundo Elizabeth, os dados sobre suplementação mineral são muito recentes no Brasil, com acompanhamento de apenas cinco anos na base de dados. "Pouco podemos avaliar com essas informações. Tenho certeza de que, se juntarmos as entidades envolvidas, conseguiremos fazer uma boa fotografia do setor e entender as razões da estagnação do consumo de suplemento mineral e até decréscimo", afirma. (Fabiola Gomes)

 
 
Assista vídeo de Entrevista em Destaque
Sobre Elizabeth Chagas...
Apesar de ter sempre transitado em um mundo predominantemente masculino, o da logística e comércio internacional no agronegócio, Elizabeth Chagas atingiu em dezembro de 2007, o patamar máximo neste segmento, como vencedora do “Prêmio As Mulheres Mais Influentes do Brasil”, na categoria de agronegócio, promovido pela Gazeta Mercantil. Em março de 2008foi agraciada com o “IV Prêmio Excelência Mulher” concedido pelo CIESP... [leia mais]
   
Copyright EC Consultoria e Assessoria em Comércio Internacional Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Prodigia Design Digital.


English Português