A chegada do prêmio oferecido pela Gazeta Mercantil
SP, 11 de Dezembro de 2007
Caros amigos (as),

Dezembro chegou rápido demais e trouxe consigo um gosto antecipado de festa e de Natal logo no dia 3 próximo passado. O que parecia ser uma simples segunda-feira, como outra qualquer, transformou-se em um dia especial, com a chegada do prêmio oferecido pela Gazeta Mercantil, onde fui agraciada e eleita à mulher mais influente do Brasil na categoria Agro-negocio.

Fiquei contente por todos esses anos de trabalho e dedicação, às vezes com momentos confusos e perturbadores, mas sempre com esperanças enormes e a vontade constante de quero mais. Fiquei contente também por ter tantos amigos, que por sua vez possuem ainda mais amigos, já que recebi de vocês tantos votos e não tenho palavras para lhes agradecer pelo tempo perdido frente ao computador para poderem validar toda essa minha alegria. O momento não poderia ser mais oportuno já que me coloquei em carreira solo sem os sobrenomes famosos que sempre me acompanharam ao longo de minha vida profissional.

Nosso agronegócio vai bem, mas precisamos começar 2.008 com mais ações efetivas e união entre os diferentes orgãos de classe e associações para ficarmos mais fortes e em condições de divulgarmos nossos feitos lá fora.

Precisamos eleger um representante que fale a língua de todos, independentemente de nossas diferenças, pois somente acredito que um setor é verdadeiramente forte e poderoso quando o coletivo é a força maior que o impulsiona. Vejo o DEAGRO, Departamento de Agronegócio da FIESP com bastante condições de assumir essa liderança e impulsionar as atividades que estamos necessitando. Acabaremos o ano com recordes de entregas de fertilizantes, de minerais na alimentação animal, rações, micro-elementos, tratores e máquinas agrícolas em geral, nas exportações e nos preços, mas 2.008 e 2.009 estão logo ali, cheios de dificuldades que precisarão ser vencidas. Os gargalos logísticos, as deficiências portuárias, os preços dos insumos e das matérias-primas básicas, a escassez de produtos, o preço do petróleo, a crise americana, os estoques baixos de grãos mundiais, a nossa enorme demanda por produtos importados. Enfim por tudo o já mencionado não podemos e não devemos ser pegos de surpresa pelos países ricos e poderosos, pelo mundo desenvolvido e cheio de subsídios e políticas protecionistas.

Precisamos e devemos planejar antecipadamente nosso futuro e preferencialmente dentro de um horizonte mais largo e ouvindo todos que podem agregar a nosso favor e para nossa melhoria. Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal com a certeza de que 2.008 será um ano muito prospero e que juntos continuaremos construindo e lutando por um Brasil agrícola cada vez maior e melhor. 

Obrigada e até a próxima,

Elizabeth Chagas

 
 
Arquivo de Pontos de Vistas Anteriores: Clique aqui para ver lista completa.
 
Assista vídeo de Entrevista em Destaque
Sobre Elizabeth Chagas...
Apesar de ter sempre transitado em um mundo predominantemente masculino, o da logística e comércio internacional no agronegócio, Elizabeth Chagas atingiu em dezembro de 2007, o patamar máximo neste segmento, como vencedora do “Prêmio As Mulheres Mais Influentes do Brasil”, na categoria de agronegócio, promovido pela Gazeta Mercantil. Em março de 2008foi agraciada com o “IV Prêmio Excelência Mulher” concedido pelo CIESP... [leia mais]
Cadastre seu Email e receba nossa Newsletter:
   
Copyright EC Consultoria e Assessoria em Comércio Internacional Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Prodigia Design Digital.


English Português