Caros amigos (as),
A safra de grãos devera atingir 144 milhões de toneladas neste ano, ficando próximo do recorde de 136,3 milhões de 2007/8. Em relação ao ano passado crescerá 5,6% e a recuperação se deve em grande parte as ótimas condições climáticas que permitiram maior produtividade, mas também devemos destacar a importância de nossa tecnologia.
131 milhões de toneladas ( 91% de nossa safra) estão concentradas em três produtos: soja, milho e arroz, com maior destaque para a soja cuja produção sobe para 67,6 milhões de toneladas, 10,4 milhões de toneladas a mais do que o volume do ano passado.
E não é só nos grãos que o vento sopra a nosso favor, na área de carne também temos o que comemorar.
As exportações de carne no primeiro bimestre somaram 208 mil toneladas, 16% a mais que igual período do ano anterior.
A demanda e também os preços se recuperam segundo Abiec ( Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), pois o preço médio da tonelada da carne in natura subiu 24%, passando a custar US$ 3.581,00.
O setor de carnes espera que 2010 seja um bom ano, já que teremos de volta as compras da União Européia e com o forte avanço do Irã e a entrada da China no mercado são motivos de sobra para acreditarmos em um próspero ano para todos.
As usinas de cana também esperam moer 12% a mais esse ano, ou seja, 598 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2010/2011 segundo estimativas do setor.
Mas tudo não é só comemoração, pois teremos pela frente um grande desafio de continuarmos produzindo cada vez mais sem desmatarmos, já que sabemos que nosso maior ativo a ser conservado é o nosso planeta Terra.
Diga sim a produtividade e não ao desmatamento!
Elizabeth Chagas |