Caros amigos (as),
O ano de 2009 terminou com um saldo positivo no que diz respeito á recuperação econômica mundial depois da crise que abalou os mercados em 2008.
As grandes economias, como a Americana, encontram força para sair da pior recessão do século, mas foi o bom desempenho dos países emergentes, com suas políticas de incentivos, que surpreendeu o mundo pelos bons resultados demonstrados.
É nesse cenário otimista que começamos 2010.
A tendência é de continuidade nas políticas adotadas até agora, até que haja um grau de segurança mínima sobre a sustentabilidade da recuperação.
As perspectivas quanto à recuperação econômica em 2010 ainda são positivas principalmente para os BRICS ( Brasil, Rússia, Índia e China) além dos EUA e os analistas econômicos esperam que o PIB brasileiro cresça em torno de 5,6%, impulsionado principalmente por setores como o de consumo doméstico.
A safra agrícola esta plantada e se o tempo nos ajudar, mesmo a despeito de termos utilizado menos fertilizantes, ela deverá vir grande e com números que se não forem recordes serão bastante expressivos.
O agricultor esta maduro e sabe o que esperar de sua colheita, já as indústrias produtoras de fertilizantes e de alimentação animal, essas deverão passar por grandes transformações e mudanças de donos, começando talvez pela gigante do setor - Bunge que poderá vir a se chamar Vale.
Os ventos sopram, entretanto favoráveis para 2010 a despeito das chuvas e das novidades que iremos enfrentar.
Boa sorte a todos!
Elizabeth Chagas |