Hoje vamos falar de números e atentar para futuros - Only Portuguese
SP, 26 de Novembro de 2007
Caros amigos (as),

Hoje vamos falar de números e atentar para futuros problemas que poderemos ter.... Em 2.006 foram entregues 20,98 milhões de toneladas de fertilizantes, para 2.007 o mercado já comenta que deveremos entregar 24,500 milhões de toneladas, um crescimento de aproximadamente 17,7 %. Os produtores de fertilizantes ainda estão usando 23,900 milhões, mas na conversa informal de boca a boca se fala na mesma tonelada do mercado.

Nossa demanda para o próximo ano por produto importado continuará crescendo e deverá beirar 65% do total de nossas necessidades. A contribuição do crescimento populacional do mundo, melhores rendas per capita em determinados bolsões de prosperidade e o crescimento da necessidade mundial por proteínas continuará puxando os preços das commodities, algumas delas alcançando recordes históricos. Os estoques mundiais de grãos estão baixíssimos, aquém das projeções pessimistas feitas no começo do ano, aproximadamente 13% menores, nos informa o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ( USDA).

Com o aumento constante das commodities os fazendeiros procuram a todo custo aumentar seus índices de produtividade, que somente será alcançado graças ao uso concentrado de nutrientes no caso do fertilizantes e de grandes volumes de mineral, vitaminas e aditivos no caso das carnes. A longo prazo o cenário mundial e brasileiro é favorável ao aumento do consumo de fontes de nitrogênio, fósforo e potássio.A disponibilidade desses nutrientes continuará apertada, já que os preços dos insumos básicos para suas fabricações estarão nas alturas e a produção mundial não deverá crescer para atender a eminente demanda.

Além da comida / proteína para homens e animais estamos também pagando por aumentos de consumo e grandes transformações no binômio álcool/biodisel.É muito importante que tenhamos sabedoria para poder manter a sustentabilidade entre os preços das comidas e da energia renovável. O homem deverá usar todo o seu estoque de criatividade para continuar equilibrando preço industrial, preço de compra e venda de todos os insumos básicos para a produção de comida do planeta.

Lembrando sempre que o Brasil tem a seu favor o clima e a extensão territorial para continuar crescendo e expandindo sua agricultura, mas estaremos à mercê dos grandes produtores de matérias-primas mundiais já que não temos nenhum projeto de investimento nacional a curto prazo... bem mas esse já é tema para uma outra matéria.

Sabedoria e boa sorte para todos nós!

Obrigada e até a próxima,

Elizabeth Chagas

 
Points of View archive: Click here to see the full list.
 
Watch featured interview video...
About Elizabeth Chagas...
Although having always transited in a predominantly masculine world, of logistic and the international trade in the agrobusiness, Elizabeth Chagas reached in December of 2007, the maximum platform in this segment, as winning of the “Prize for the most influential women of Brazil - 2007”, in the category of agrobusiness, promoted for the Leading Brazilian business newspaper. In March of 2008... [more]
Fill in your Email and start receiving our Newsletter:
   
Copyright EC Consultoria e Assessoria em Comércio Internacional Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Prodigia Design Digital.


English Português